[Entrevista de Deolinda Madre (Madrinha Eunice) 2/2] at.


Áudio e Disco





O acervo do MIS está disponível apenas para consulta local gratuita. O usuário é o único e exclusivo responsável pelo respeito aos direitos autorais, personalíssimos e conexos das obras pesquisadas. É vedada a reprodução de obras originais ou cópias, no todo ou em parte, de qualquer forma e para qualquer finalidade, em conformidade com a Lei 9.610 de 19.02.1998


Para reprodução de qualquer obra, original ou cópia, em quaisquer meios e mídias e para quaisquer fins, e para solicitação de empréstimos, o interessado deverá seguir os procedimentos estabelecidos pela Política de Acervo do Museu. Para informações sobre empréstimo, reprodução e demais usos, entre em contato com a equipe do CEMIS através do Fale Conosco.



Título:
[Entrevista de Deolinda Madre (Madrinha Eunice) 2/2] at.
Tipo:
Áudio diverso
Número do Item: Número de Registro:
00039CPD00080AD 112.24
Uso e acesso:
Acesso restrito; Divulgação virtual
Coleção:
00039CPD - Carnaval Paulistano
Autoridades: Classificação:
Olga Von SimsonEntrevistador(a)
Ciro Ferreira FaroEntrevistador(a)
Carlos Alberto PereiraTécnico de som
Marco Antônio FelixTécnico de som
Local de Produção:
São Paulo - São Paulo - Brasil
Data de Produção:
01/07/1981
Local de gravação:
Museu da Imagem e do Som de São Paulo - São Paulo - Brasil.
Suporte/Formato:
Fita rolo 1/4 polegada

Descrição:

Olga comenta sobre a relação das escolas com umbanda; a entrevistada diz que é adepta da quimbanda, mas nunca pediu nada; fala sobre a relação da religião com a escola.

Olga pergunta sobre o envolvimento da política; diz que foi cabo eleitoral; comenta sobre sua biografia “Negra Efigênia”, escrita por Dona Maia; conseguia ajuda junto aos políticos; destaca Ademar de Barros; relação com o PDS; fala sobre a atuação da Paulistur para melhorias no Carnaval.

Fala da grande participação e contribuição de imigrantes europeus e asiáticos.

Olga comenta sobre a participação de brancos e negros na composição e na administração do carnaval do Rio; a entrevistada diz que em São Paulo há uma resistência.

Diz que vai chegar o tempo em que o turista virá para São Paulo para desfrutar o carnaval paulistano; fala sobre a direção da Paulistur e UESP;

Fala sobre a mudança dos desfiles da Avenida Tiradentes para a Marginal; comenta sobre o projeto de Carnaval na Avenida Paulista; comenta sobre a Praça do Samba no Anhembi, em 1980.

Olga comenta sobre a concessão públicas de quadras na Marginal; a entrevistada fala sobre a concessão para sua escola.

Olga pergunta se quer acrescentar alguma informação; a entrevistada destaca que foi campeã do Quarto Centenário; fala sobre a participação da sua família no carnaval; a gravação se encerra.


Gênero:
Entrevista de História Oral
Descritores:
escola de samba; carnaval; carnaval paulista; cordão carnavalesco; emissora de rádio
Descritores Geográficos:
Pirapora do Bom Jesus - São Paulo - Brasil; Bela Vista - São Paulo - São Paulo - Brasil; Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
Descritores Onomásticos:
Rádio Record; Radio America; Camisa Verde e Branco; Vai-Vai; Escola de Samba Lavapés; Nenê da Vila Matilde