Filme





O acervo do MIS está disponível apenas para consulta local gratuita. O usuário é o único e exclusivo responsável pelo respeito aos direitos autorais, personalíssimos e conexos das obras pesquisadas. É vedada a reprodução de obras originais ou cópias, no todo ou em parte, de qualquer forma e para qualquer finalidade, em conformidade com a Lei 9.610 de 19.02.1998


Para reprodução de qualquer obra, original ou cópia, em quaisquer meios e mídias e para quaisquer fins, e para solicitação de empréstimos, o interessado deverá seguir os procedimentos estabelecidos pela Política de Acervo do Museu. Para informações sobre empréstimo, reprodução e demais usos, entre em contato com a equipe do CEMIS através do Fale Conosco.



Quantidade de registros: 929

Documentário sobre os filmes realizados em Campinas na década de 20. Depoimentos de pessoas da época. "Documentário sobre o ciclo do cinema que teve lugar na cidade de Campinas, SP, entre 1923 e 1927. O filme lança mão dos fragmentos de "João da Mata", único filme do qual restaram imagens...
Documentário sobre todas as etapas da produção artística do escultor Victor Brecheret, criador do monumento às Bandeiras, no Ibirapuera.
Documentário sobre a vida e a obra do escultor, Victor Brecheret. Apresenta todas as etapas da produção artística do escultor, criador do Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera, sua participação na Semana de Arte Moderna de 1922 e sua fase abstracionista nos anos 30.
Documentário sobre o trabalho dos indigenistas Cláudio e Orlando Villas Boas junto às tribos do alto do Xingu. A história e o cotidiano dos irmãos Villas Boas, suas primeiras expedições de contato com as tribos, as relações conflituosas com os garimpeiros e os seringueiros invasores, as tra...
Documentário sobre os primeiros contatos dos irmãos Villas-Boas com os índios Txicão em 1965. O filme apresenta cenas da vida dos índios (banho no rio, alimentação, armas, utensílios domésticos, etc.) e suas reações diante do homem branco (a troca de presentes, aprendizado das línguas, etc.)
Por meio de imagens de arquivo, o filme faz um relato histórico do desenvolvimento brasileiro, destacando-se a indústria de São Paulo, cuja principal atividade econômica é o café. Mostra que as raízes da história e da modernização urbana estão ligadas à prosperidade cafeeira do Planalto ...
Da crônica "No elevador", de Carlos Drummond de Andrade e do conto "As cabeças de segunda-feira", de Ignácio de Loyola Brandão. O dia-a-dia de um ascensorista.
A personagem é um tipo popular com tendência ao fanatismo religioso. Retrata a própria realidade brasileira com envolvimento humano e social.
Alegoria do momento político. Mostra a atuação dos militares e as possibilidades de ação política organizada.
Documentário polêmico sobre o fechamento dos cinemas em São Paulo.