Filme





O acervo do MIS está disponível apenas para consulta local gratuita. O usuário é o único e exclusivo responsável pelo respeito aos direitos autorais, personalíssimos e conexos das obras pesquisadas. É vedada a reprodução de obras originais ou cópias, no todo ou em parte, de qualquer forma e para qualquer finalidade, em conformidade com a Lei 9.610 de 19.02.1998


Para reprodução de qualquer obra, original ou cópia, em quaisquer meios e mídias e para quaisquer fins, e para solicitação de empréstimos, o interessado deverá seguir os procedimentos estabelecidos pela Política de Acervo do Museu. Para informações sobre empréstimo, reprodução e demais usos, entre em contato com a equipe do CEMIS através do Fale Conosco.



Quantidade de registros: 930

Por meio de imagens de arquivo, o filme faz um relato histórico do desenvolvimento brasileiro, destacando-se a indústria de São Paulo, cuja principal atividade econômica é o café. Mostra que as raízes da história e da modernização urbana estão ligadas à prosperidade cafeeira do Planalto ...
Da crônica "No elevador", de Carlos Drummond de Andrade e do conto "As cabeças de segunda-feira", de Ignácio de Loyola Brandão. O dia-a-dia de um ascensorista.
A personagem é um tipo popular com tendência ao fanatismo religioso. Retrata a própria realidade brasileira com envolvimento humano e social.
Alegoria do momento político. Mostra a atuação dos militares e as possibilidades de ação política organizada.
Documentário polêmico sobre o fechamento dos cinemas em São Paulo.
Imagens de São Paulo, das pessoas e locais movimentados em ritmo acelerado, com fundo musical.
Filmagem em alta velocidade de números e palavras de um calendário, com imagens abstratas de cores se misturando.
Jogo de cores, iluminação e formas com trilha sonora. Imagens de líquidos coloridos misturando-se.
Filmagem de anúncios de jornais antigos sobre filmes.
Imagens de personalidades e "estrelas" nacionais e internacionais pertencentes ao mundo cinematográfico, televisivo, musical, esportivo e político, que vão sendo colorizados e rabiscados.