Pantanal, a última fronteira


Filme





O acervo do MIS está disponível apenas para consulta local gratuita. O usuário é o único e exclusivo responsável pelo respeito aos direitos autorais, personalíssimos e conexos das obras pesquisadas. É vedada a reprodução de obras originais ou cópias, no todo ou em parte, de qualquer forma e para qualquer finalidade, em conformidade com a Lei 9.610 de 19.02.1998


Para reprodução de qualquer obra, original ou cópia, em quaisquer meios e mídias e para quaisquer fins, e para solicitação de empréstimos, o interessado deverá seguir os procedimentos estabelecidos pela Política de Acervo do Museu. Para informações sobre empréstimo, reprodução e demais usos, entre em contato com a equipe do CEMIS através do Fale Conosco.




Título:
Pantanal, a última fronteira
Número de Item: Número de Registro:
00138PRE00378FC FC00066-16B(1)
Uso e acesso:
Consulta local com agendamento
Coleção:
00138PRE - Prêmio Estímulo
Companhia Produtora:
Lauper Filmes Ltda.
Autoridades: Classificação:
Regina RhedaDireção
Regina RhedaRoteiro
André PalluckOperação de câmera
Naná VasconcelosMúsica
André PalluckDireção de som
Sepp BaendereckDesenho
Regina JeháMontagem
Companhia Distribuidora:
Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A.
Local de Produção:
São Paulo - São Paulo - Brasil
Data de Produção: Data de Lançamento:
1983 -
Bitola: Cromia:
16 mm Cor
Produção:
Nacional
Idioma: Classificação:
PortuguêsOriginal
Metragem total - Tipo: Duração:
Curta-Metragem 0h 11min 0s

Sinopse/Descrição:

Documentário sobre a região do pantanal mato-grossense, um dos últimos refúgios da vida silvestre no planeta. O ciclo das águas, que rege e determina o ciclo de vida da flora e da fauna: peixes, insetos e aves aquáticas, mamíferos carnívoros, cada espécie tem o seu papel na manutenção do equilíbrio ecológico. A quebra desta harmonia com a perseguição de animais por caçadores e comerciantes, vem trazendo a extinção de diversos espécies raras.


"Neste filme o ator principal é a própria natureza em toda a sua pujança - o estranho ritmo das águas, o ciclo de vida dos animais, o som dos pássaros e do vento... Um dos últimos refúgios da vida silvestre do Planeta, no Pantanal matogrossense, vida e morte, violência e paixão se entrelaçam na fantástica trama que há 3 bilhões de anos deu origem à vida"


Prêmio Estímulo da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 1982


Gênero:
Documentário
Descritores:
fauna; flora; ecossistema
Descritores Geográficos:
Pantanal - Mato Grosso - Brasil