[Detalhe de cena de procissão de Natividade da Serra] at.


Fotografia





O acervo do MIS está disponível apenas para consulta local gratuita. O usuário é o único e exclusivo responsável pelo respeito aos direitos autorais, personalíssimos e conexos das obras pesquisadas. É vedada a reprodução de obras originais ou cópias, no todo ou em parte, de qualquer forma e para qualquer finalidade, em conformidade com a Lei 9.610 de 19.02.1998


Para reprodução de qualquer obra, original ou cópia, em quaisquer meios e mídias e para quaisquer fins, e para solicitação de empréstimos, o interessado deverá seguir os procedimentos estabelecidos pela Política de Acervo do Museu. Para informações sobre empréstimo, reprodução e demais usos, entre em contato com a equipe do CEMIS através do Fale Conosco.




Título:
[Detalhe de cena de procissão de Natividade da Serra] at.
Número do Item: Número de Registro:
00103NDS001007FTa 4.171
Uso e acesso:
Consulta local com agendamento; Divulgação virtual
Coleção:
00103NDS - Natividade da Serra
Autoridades: Classificação:
João Sócrates de OliveiraFotografia
Local de Produção:
Natividade da Serra - São Paulo - Brasil
Data de Produção:
1973
Data da Impressão / Ampliação:
ca. 1975
Técnica / Formato: Suporte:
Cópia ampliada Papel
Cromia:
PB
Dimensões do suporte (alt. x larg.):
30 cm x 40 cm

Descrição:

Detalhe onde aparece beata de perfil, um rosto envelhecido olhando para frente, com um véu e roupa preta. Em segundo plano estão casas em estilo antigo.


Sobre a coleção:


A coleção, produzida pelo fotógrafo João Sócrates de Oliveira, reúne mais de mil itens sobre a arquitetura urbana, os habitantes e procissões da cidade de Natividade da Serra, no Vale do Paraíba. Ela surge do projeto de documentação dessa região que passou por uma grande modificação com a instalação de uma usina. E está inserida na preocupação inicial do museu em formar o seu próprio acervo a partir do registro de manifestações culturais diversas. A data mais antiga sobre a origem da cidade é 29 de maio de 1853, quando o coronel José Lopes Figueira de Toledo, seu fundador, perseguindo um escravo foragido de uma de suas senzalas, acaba por se esconder em uma bela planície às margens de um rio, rodeada por montanhas. Encantado pela beleza do lugar, o coronel transfere sua fazenda e seus empregados para lá, e assim surge a cidade. Em 30 de novembro de 1944 recebe o nome definitivo de Natividade da Serra. Com a instalação da represa da usina hidrelétrica de Paraibuna ocorre a inundação da cidade antiga, gerando mortes, tristeza, devastação ambiental e a nova Natividade da Serra aparece em 13 de agosto de 1973.


Gênero:
Documentação
Descritores:
mulher; beata; véu; procissão; festa religiosa
Descritores Geográficos:
Natividade da Serra - São Paulo - Brasil