[Palacete Santa Helena - fachada do teatro ] at.


Fotografia





O acervo do MIS está disponível apenas para consulta local gratuita. O usuário é o único e exclusivo responsável pelo respeito aos direitos autorais, personalíssimos e conexos das obras pesquisadas. É vedada a reprodução de obras originais ou cópias, no todo ou em parte, de qualquer forma e para qualquer finalidade, em conformidade com a Lei 9.610 de 19.02.1998


Para reprodução de qualquer obra, original ou cópia, em quaisquer meios e mídias e para quaisquer fins, e para solicitação de empréstimos, o interessado deverá seguir os procedimentos estabelecidos pela Política de Acervo do Museu. Para informações sobre empréstimo, reprodução e demais usos, entre em contato com a equipe do CEMIS através do Fale Conosco.




Título:
[Palacete Santa Helena - fachada do teatro ] at.
Número do Item: Número de Registro:
00007PSH000238FTa -
Uso e acesso:
Consulta local com agendamento
Coleção:
00007PSH - Palacete Santa Helena
Autoridades: Classificação:
Autoria desconhecidaFotografia
Local de Produção:
São Paulo - São Paulo - Brasil
Técnica / Formato: Suporte:
Cópia em gelatina e prata Papel
Cromia:
PB
Dimensões da mancha (alt. x larg.):
30 cm x 38 cm

Descrição:

O Palacete Santa Helena, inaugurado em 12 de novembro de 1925 no centro de São Paulo, foi projetado pelos arquitetos Corberi e José Sacchetti e concebido para ser o edifício mais bonito da cidade. A sua construção ficou a cargo da empresa Irmãos Asson. Era formado por cinco blocos e sete andares, com duas sobrelojas, dois cinemas, quatro lojas, 276 salas multiuso e o cine teatro Santa Helena. De propriedade do político Manuel Joaquim de Albuquerque Lins, recebeu esse nome para homenagear a sua esposa, Helena, e o “santa” foi acrescentado pela proximidade com a catedral da Sé.


Sua arquitetura teve influência do art déco, abreviação do francês arts décoratifs, movimento que se destacou nas artes na primeira metade do século passado. A partir de 1935 um grupo de artistas pioneiros passou a se reunir no local, entre eles Francisco Rebolo e Alfredo Volpi, e criou-se o grupo Santa Helena. O palacete foi demolido em outubro de 1971 para dar lugar à primeira linha de metrô da capital, a Norte-Sul.


A coleção do palacete Santa Helena apresenta fotos do edifício produzidas em 1971. Destacam-se os lados interno e externo da construção, detalhes da fachada, arquitetura, demolição, plantas e croquis do teatro Santa Helena.


No álbum há imagens dos croquis do palacete e do seu teatro; e, também, fotos de sua construção e do teatro finalizado.


Nesta imagem aparecem esculturas e detalhes da arquitetura da fachada do teatro Santa Helena.


Gênero:
Documentação
Descritores:
edifício; palacete; álbum de fotografia; teatro
Descritores Geográficos:
São Paulo - São Paulo - Brasil
Descritores Onomásticos:
Guiomar Albuquerque; Palacete Santa Helena; Grupo Santa Helena