[Sem título] at.


Fotografia





O acervo do MIS está disponível apenas para consulta local gratuita. O usuário é o único e exclusivo responsável pelo respeito aos direitos autorais, personalíssimos e conexos das obras pesquisadas. É vedada a reprodução de obras originais ou cópias, no todo ou em parte, de qualquer forma e para qualquer finalidade, em conformidade com a Lei 9.610 de 19.02.1998


Para reprodução de qualquer obra, original ou cópia, em quaisquer meios e mídias e para quaisquer fins, e para solicitação de empréstimos, o interessado deverá seguir os procedimentos estabelecidos pela Política de Acervo do Museu. Para informações sobre empréstimo, reprodução e demais usos, entre em contato com a equipe do CEMIS através do Fale Conosco.




Título:
[Sem título] at.
Número do Item: Número de Registro:
00843NFT000584FTa -
Uso e acesso:
Consulta local com agendamento; Divulgação virtual
Coleção:
00843NFT - Nova Fotografia
Autoridades: Classificação:
Fernando BanziFotografia
Alberto HenschelFotografia
Data da Impressão / Ampliação:
12/2018
Série: Tiragem:
Tipos -
Técnica / Formato: Suporte:
Impressão sobre papel algodão Papel algodão
Cromia:
Cor
Dimensões da mancha (alt. x larg.):
40 cm x 23,50 cm

Descrição:

Tipos é uma série de fotopinturas digitais, fruto de pesquisa imagética, aplicada em 12 retratos do fotógrafo Alberto Henschel - conhecido pelo registro das paisagens do Rio de Janeiro e do cotidiano da monarquia brasileira durante o Segundo Reinado. A série tem como premissa ressignificar seus retratos, datados do fim dos anos 1860, e atualiza, através da fotografia de época, a questão histórica e estrutural relacionada à população negra brasileira. O recorte deste ensaio tem sua narrativa nos retratos de negros e negras, escravos e alforriados, em um período anterior à lei Áurea. No fim dos anos de 1860, em Recife e Salvador, Henschel produziu retratos de pessoas de origem africana mostrando-as à vontade e com dignidade, como indivíduos e não como objetos. Partindo deste olhar não mais exótico, etnográfico e eurocentrista, o projeto se apropria destes retratos (seis homens e seis mulheres) do conjunto de 35 cartes-de-visite do Portal Brasiliana Fotográfica - gerenciado pelo acervo do Instituto Moreira Salles. O uso da fotopintura digital e da manipulação de imagem permite diversas possibilidades narrativas, em que foram pesquisados tecidos, indumentárias africanas e tons de pele.


Gênero:
Ensaio fotográfico
Descritores:
fotografia; fotopintura; retrato; estúdio fotográfico
Descritores Geográficos:
Recife - Pernambuco - Brasil; Salvador - Bahia - Brasil
Descritores Onomásticos:
Alberto Henschel