Aboio; Nascente;Uma nação de gente


Vídeo





O acervo do MIS está disponível apenas para consulta local gratuita. O usuário é o único e exclusivo responsável pelo respeito aos direitos autorais, personalíssimos e conexos das obras pesquisadas. É vedada a reprodução de obras originais ou cópias, no todo ou em parte, de qualquer forma e para qualquer finalidade, em conformidade com a Lei 9.610 de 19.02.1998


Para reprodução de qualquer obra, original ou cópia, em quaisquer meios e mídias e para quaisquer fins, e para solicitação de empréstimos, o interessado deverá seguir os procedimentos estabelecidos pela Política de Acervo do Museu. Para informações sobre empréstimo, reprodução e demais usos, entre em contato com a equipe do CEMIS através do Fale Conosco.



--Título:
Aboio; Nascente;Uma nação de gente
Número do Item: Número de Registro:
- VB00357
Uso e acesso:
Consulta local sem agendamento
Autoridades: Classificação:
Marília RochaDireção
Helvécio Martins JúniorDireção
Margarita HernándezDireção
Tibico BrasilDireção
Companhia Distribuidora:
Programadora Brasil
Suporte/Formato:
DVD
Sistema: Cromia:
- Cor
Áudio: Produção:
- Nacional
Idioma: Classificação:
Português

Sinopse/Descrição:

A restauração poética de um costume tão entigo é o que apresenta o documentário "Aboio",termo que define o canto com o qual os vaqueiros se comunicam com o gado. Orgulhosos vaqueiros de Minas Gerais a Pernambuco contam e demonstram o que é esse cantar falam de sua vida sertaneja, dos animais, da lida. Já outros vaqueiros cearenses discorrem sobre o futuro e as mudanças da profissão, da relação com os padrões e as mulheres no curta-metragem "Uma nação de gente". Também no programa, o curta "Nascente" viaja de carona pelo rio São Francisco, do seu nascedouro até o foz, flagrando o ciclo da vida na solidão de um homem e do rio.O sertão da seca e da fartura, do seco e do que encharca, da solidão e da renovação é o que encontramos nessas três obras.


Gênero:
Documentário; Ficção
Descritores:
cinema brasileiro; sertão brasileiro; curta metragem