Entrevista de Newton Mesquita


Vídeo





O acervo do MIS está disponível apenas para consulta local gratuita. O usuário é o único e exclusivo responsável pelo respeito aos direitos autorais, personalíssimos e conexos das obras pesquisadas. É vedada a reprodução de obras originais ou cópias, no todo ou em parte, de qualquer forma e para qualquer finalidade, em conformidade com a Lei 9.610 de 19.02.1998


Para reprodução de qualquer obra, original ou cópia, em quaisquer meios e mídias e para quaisquer fins, e para solicitação de empréstimos, o interessado deverá seguir os procedimentos estabelecidos pela Política de Acervo do Museu. Para informações sobre empréstimo, reprodução e demais usos, entre em contato com a equipe do CEMIS através do Fale Conosco.



--Título:
Entrevista de Newton Mesquita
Número do Item: Número de Registro:
00109MIS00030VD -
Uso e acesso:
Consulta local sem agendamento
Coleção:
00109MIS - Museu da Imagem e do Som
Autoridades: Classificação:
Newton MesquitaEntrevistado(a)
Ana Maria GuarigliaEntrevistador(a)
Daisy PerelmutterEntrevistador(a)
Ana Maria GuarigliaPesquisa
Daisy PerelmutterPesquisa
Teco FrancoCinegrafista
Renato GalonCinegrafista
Agostinho dos SantosTécnico de som
Tuca VieiraFotografia
Local de Produção:
São Paulo - São Paulo - Brasil
Data de Produção: Data de Lançamento:
21/09/1993 21/09/1993
Suporte/Formato:
DVD Cópia
Sistema: Cromia:
NTSC (National Television Standards Committee) Cor
Áudio: Produção:
Estéreo Nacional
Idioma: Classificação:
PortuguêsOriginal
Duração
0h 78min 25s

Sinopse/Descrição:

(0:00:57) – Entrevistadora inicia informando data, projeto, nome dos participantes da entrevista Entrevistadora solicita que entrevistado fizesse um relato do seu histórico profissional antes de começar a trabalhar no MIS, entrevistado comenta no que trabalhava na época, comenta que veio a trabalhar para a Secretaria de Cultura e o contato com Adilson Monteiro Alves, o então secretário de cultura do estado de São Paulo.


(0:04:00) – Entrevistadora questiona qual a relação do entrevistado com o MIS antes dele começar a trabalhar no museu, mesmo comenta o pouco contato com o MIS antes de seu trabalho no museu, comenta o carinho por ter ganhado prêmio no museu e faz críticas quanto ao funcionamento de museus como um todo.


(0:06:12) – Entrevistadora questiona qual foi o primeiro diagnóstico do entrevistado ao chegar no museu e o que definiu sua linha mestra de atuação no museu, o entrevistado comenta que primeiro gostaria de relatar sobre saída do MIS que ocorreu com magoas, o mesmo comenta da saída do diretor anterior, Ricardo Ohtake, problemas com o secretario de cultura e sua saída.


(0:15:54) – Entrevistadora questiona qual a concepção de museu ele tinha quando chegou no MIS, entrevistado comenta que promessa do diretor seria a saída do Paço das Artes do prédio do MIS, sobre ideias de reforma arquitetônica, comenta sobre projeto de “Associação dos Amigos do MIS” e ideias para com Acervo e sua visão sobre a gerencia das atividades do Museu.


(0:26:17) – Entrevistadora questiona se o estilo de gestão era pessoal ou era afinado com alguma gestão da Secretaria, entrevistado comenta sobre gestão da secretaria, cita pessoas colocados para gerir grandes instituições. Diz que precisa deixar gravado e fala de problemas de verbas, comenta sobre planos e problemas da Secretaria de cultura.


(0:33:33) – Entrevistadora questiona sobre o acervo, quais coleções mais significativas foram adquiridas na gestão do entrevistado no MIS e o que ele esperava, entrevistado comenta problemas para adquirir acervo por falta de verba, comenta sobre informatização do acervo e problemas da secretaria e política cultural brasileira.


(0:40:20) – Entrevistadora questiona qual evento ocorrido no MIS que o entrevistado deixou para posteridade, o entrevistado comenta que se arrepende das coisas que não fez, comenta sobre projetos não realizados. Comenta sobre problemas do acervo em museu.


(0:48:39) – Entrevistadora pede para comentar sobre a parte de funcionários durante a direção dele, entrevistado comenta sobre ações que ele tomou na Secretaria sobre salários, principalmente dos diretores de museu, comenta sobre planos de salários. Comenta sobre contratação da secretaria em relação ao museu. Critica falta patriotismo


(0:58:41) – Entrevistadora comenta sobre a comunidade que frequenta o MIS, questiona se houve pressão na época que o entrevistado era diretor do MIS referente a esse público, o entrevistado comenta que não se preocupava com o público, brinca quanto a forma de burlar questões de restrições do museu, comenta sobre sua visão do público do museu.


(1:03:59) – Entrevistadora questiona se o MIS consegue manter uma identidade com tantas mudanças, entrevistado comenta sobre a direção atual do museu e visão referente a administração pública, cita que não vê projeto da secretaria, comenta seu ponto de vista para o museu.


(1:10:29) – Entrevistadora comenta sobre notícia que o Paço das artes sairia do prédio onde está o MIS e questiona se seria apenas uma notícia para chamar atenção, o que o entrevistado chamou de “fazer poeira”, o entrevistado comenta sobre trabalhos juntos coma Secretaria, comenta sobre o que não conseguiu fazer no museu e finalizando comentando possível lugar para o paço.


(1:12:07) – Entrevistadora pede para que entrevistado comente sobre a importância da memória e do projeto de resgate da memória da instituição, entrevistado comenta sobre importância da memória na cultura, cita acontecimentos na sua gestão e sua visão do trabalho no MIS. Entrevistado comenta sobre como a atuação no museu foi um aprendizado. Entrevistadora agradece o comparecimento do entrevistado.


Gênero:
Entrevista
Descritores:
museu; artes plásticas; arquitetura; audiovisual; computação gráfica; pintura; desenho; gravura; escultura; exposição; política; cinema; fotografia; vídeo; história oral; artes gráficas; documentação; memória; exposição; disco; difusão de acervo; rádio; televisão; política; publicidade; pátria; trabalho; enterro; livro
Descritores Geograficos:
Brasil - América do Sul; Rua da Consolação - São Paulo - São Paulo - Brasil; Mogi das Cruzes - São Paulo - Brasil; Araçatuba - São Paulo - Brasil; Jaú - São Paulo - Brasil; Piracicaba - São Paulo - Brasil; Campinas - São Paulo - Brasil; Ibirapuera - São Paulo - Brasil; Estádio de General Severiano - Bairro de Botafogo - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
Descritores Onomásticos:
Museu da Imagem e do Som; Adilson Monteiro Alves; Paço das Artes; Luiz Antônio Fleury Filho; Fernando Moraes; Orestes Quércia; Ricardo Ohtake; Pinacoteca; Maria Alice Milliet; Manoel Araujo; Museu da Casa Brasileira; Casa das Rosas; Ruy Ohtake; Cinemateca Brasileira; Sara Goldman Belz; TV Cultura; Memorial da América Latina; Shopping Iguatemi - São Paulo - São Paulo - Brasil; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP); Cláudio Tozzi; Manoel Araujo; Carlos Bratke; Arquivo Público do Estado de São Paulo; Carlos Motta; Departamento de Museus e Arquivos; Zélio Alves Pinto; Escola Livre de Música de São Paulo,; Júlio Medaglia; Fabio Magalhães; Museu de arte de São Paulo " Assis Chateaubriand"(MASP); Oscar Niemeyer; Secretaria da Cultura; Miécio Caffé; Rádio Gazeta; Banespa; Amir Labaki; Cássiano Gabus Mendes; Lima Duarte; Oduvaldo Vianna Filho; Clodovil Hernandes; Romário; Raí; Sócrates (Futebolista); Tom Jobim; Vinícius de Moraes; Sport Club Corinthians Paulista; Botafogo de Futebol e Regatas; Caio Prado Júnior; Editora Brasiliense