[Notas Contemporâneas - Martinha - auditório] at.


Vídeo





O acervo do MIS está disponível apenas para consulta local gratuita. O usuário é o único e exclusivo responsável pelo respeito aos direitos autorais, personalíssimos e conexos das obras pesquisadas. É vedada a reprodução de obras originais ou cópias, no todo ou em parte, de qualquer forma e para qualquer finalidade, em conformidade com a Lei 9.610 de 19.02.1998


Para reprodução de qualquer obra, original ou cópia, em quaisquer meios e mídias e para quaisquer fins, e para solicitação de empréstimos, o interessado deverá seguir os procedimentos estabelecidos pela Política de Acervo do Museu. Para informações sobre empréstimo, reprodução e demais usos, entre em contato com a equipe do CEMIS através do Fale Conosco.



--Título:
[Notas Contemporâneas - Martinha - auditório] at.
Número do Item: Número de Registro:
00821NTP00368VD -
Uso e acesso:
Consulta local sem agendamento
Coleção:
00821NTP - Notas Contemporâneas
Companhia Produtora:
Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Autoridades: Classificação:
MartinhaEntrevistado(a)
Cacá MachadoEntrevistador(a)
Yan MontenegroMulti-instrumentista
Yan MontenegroArranjo
Rosana CaramaschiCuradoria
Vânia AlmeidaProdução
Isabela OlmosProdução
João RabelloCinegrafista
André PacanoCinegrafista
Diego ValverdeEquipe técnica
Bruno Café SforcimEquipe técnica
Mauro VelhoEquipe técnica
Lucas MelloEquipe técnica
Romilton RibeiroIluminação
Cínthia BuenoFotografia
Local de Produção:
Museu da Imagem e do Som - São Paulo - São Paulo - Brasil
Data de Produção: Data de Lançamento:
21/05/2019 26/06/2019
Suporte/Formato:
Blu-Ray
Sistema: Cromia:
NTSC (National Television Standards Committee) Cor
Áudio: Produção:
- Nacional
Idioma: Classificação:
PortuguêsOriginal
Duração
0h 53min 17s

Sinopse/Descrição:

Isabella Olmos apresenta o programa e o entrevistador Cacá Carvalho, a banda MIS, e a cantora Martinha.

Marta Vieira Figueiredo Cunha, cantora e compositora, nascida em 30/07/1947, na cidade de Belo Horizonte; diz que sua início musical começou com o acordeão, que era mais barato; fala sobre seu interesse pelo balé; fala sobre seu contato com Roberto Carlos; diz que aos 19 anos, compôs duas canções e participou do Programa Jovem Guarda; conta como ganhou o apelido artístico Queijinho de Minas; Cacá comenta sua performance no violão no programa com Fernando Faro na TV Cultura.


Banda MIS interpreta “Barra Limpa”.


A cantora fala sobre a criação da letra; cita “Eu daria a minha vida”, gravada com Roberto Carlos; comenta sobre os desafios do começo da fama; a parceria com Nelson Ned; o sucesso na Venezuela; Cacá comenta sobre gêneros musicais românticos, como o sertanejo; Cacá pergunta sobre a relação entre a MPB e a música romântica; a cantora destaca as diferenças entre a MPB da década de 1960 e 1970.


Banda MIS interpreta “Queixas”.


Martinha elogia a performance da Banda MIS; fala sobre a parceria com Cesar Augusto, diálogo com o sertanejo; comenta o processo de composição da canção; comenta parceria com Chitãozinho e Xororó; fala sobre outros cantores que interpretaram sua composição; comenta sobre a participação feminina no mercado musical; o público pergunta sobre a cantora mineira Clara Nunes; fala sobre planos de publicação de sua biografia e gravação; diz que nada lhe interessa na música atual.


Banda MIS interpreta “Eu te amo mesmo assim”.


Martinha elogia a interpretação; fala sobre a emoção no primeiro no programa Jovem Guarda; destaca aspectos do movimento cultural, a moda e o comportamento; fala sobre o término do programa.


Banda MIS interpreta “Pouco a pouco”.


Martinha elogia a interpretação; comenta sobre sua passagem pela Espanha por meio da Columbia Gravadora; fala sobre a parceria com Julio Iglesias; destaca seu crescimento pessoal com a Jovem Guarda e outros movimentos culturais da época; Cacá comenta sobre o momento político, canções de protesto e a Tropicália.


Banda MIS interpreta “Eu daria a minha vida”.


Martinha agradece a homenagem e encerra a apresentação.


Gênero:
Entrevista; Apresentação Musical
Descritores:
música sertaneja; jovem guarda; música popular brasileira; composição (música); tropicalismo; acordeão; canção de protesto
Descritores Geograficos:
Venezuela; Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
Descritores Onomásticos:
Chiquinha Gonzaga; Roberto Carlos; Fernando Faro; Nelson Ned; Gravadora Continental Music; Gravadora Copacabana; Chitãozinho e Xororó; Gilberto Gil; Caetano Veloso; Cesar Augusto; Clara Nunes; Nara Leão; Carlos Lyra; Julio Iglesias