O baiano fantasma; Migrantes


Vídeo





O acervo do MIS está disponível apenas para consulta local gratuita. O usuário é o único e exclusivo responsável pelo respeito aos direitos autorais, personalíssimos e conexos das obras pesquisadas. É vedada a reprodução de obras originais ou cópias, no todo ou em parte, de qualquer forma e para qualquer finalidade, em conformidade com a Lei 9.610 de 19.02.1998


Para reprodução de qualquer obra, original ou cópia, em quaisquer meios e mídias e para quaisquer fins, e para solicitação de empréstimos, o interessado deverá seguir os procedimentos estabelecidos pela Política de Acervo do Museu. Para informações sobre empréstimo, reprodução e demais usos, entre em contato com a equipe do CEMIS através do Fale Conosco.



--Título:
O baiano fantasma; Migrantes
Número do Item: Número de Registro:
- VB00358
Uso e acesso:
Consulta local sem agendamento
Autoridades: Classificação:
Denoy de OliveiraDireção
João Batista de AndradeDireção
Companhia Distribuidora:
Programadora Brasil
Suporte/Formato:
DVD
Sistema: Cromia:
- Cor e PB
Áudio: Produção:
- Nacional
Idioma: Classificação:
Português

Sinopse/Descrição:

Vencedor do Festival de Gramado nas categorias de melhor filme, melhor diretor(Denoy de Oliveira) e melhor ator(José Dumont),"O baiano fantasma" narra a saga de um nordestino que vai tentar a sorte na captal de São Paulo.O filme conta com a brilhante atuação de José dumont, encarnando o protagonista, e com imagens e sons de São Paulo das paisagens de concreto e periferia e dos personagens desvalidos e invisíveis que lutam por seus pequenos sonhos na grande metrópole. Já o curta-metragem "Migrantes", de João Batista de andrade, tem a estrutura narrativa de uma reportagem especial. A câmera encontra uma família de migrantes nordestinos que vive sob um viaduto em São Paulo, traçando o retrato clássico dos sonhos de uma vida melhor, massacrados pela crueza da metrópole insensível. O filme se realiza no momento do diálogo entre o migrante e um paulistano.


Gênero:
Ficção; Documentário
Descritores:
cinema brasileiro; migração; longa metragem; curta metragem