O baile / direção de Ettore Scola.


Vídeo





O acervo do MIS está disponível apenas para consulta local gratuita. O usuário é o único e exclusivo responsável pelo respeito aos direitos autorais, personalíssimos e conexos das obras pesquisadas. É vedada a reprodução de obras originais ou cópias, no todo ou em parte, de qualquer forma e para qualquer finalidade, em conformidade com a Lei 9.610 de 19.02.1998


Para reprodução de qualquer obra, original ou cópia, em quaisquer meios e mídias e para quaisquer fins, e para solicitação de empréstimos, o interessado deverá seguir os procedimentos estabelecidos pela Política de Acervo do Museu. Para informações sobre empréstimo, reprodução e demais usos, entre em contato com a equipe do CEMIS através do Fale Conosco.



--Título:
O baile / direção de Ettore Scola.
Número do Item: Número de Registro:
- VB01017
Uso e acesso:
Consulta local sem agendamento
Autoridades: Classificação:
Ettore ScolaDireção
Anita PicchiariniAtriz
Arnault LeCarpentierAtor
Aziz ArbiaAtor
Chantal CapronAtor
Christophe AllwrightAtor
Danielle RochardAtriz
Étienne GuichardAtriz
Francesco De RosaAtor
François PickAtor
Geneviève Rey-PenchenatAtriz
Jean-François PerrierAtor
Liliane DelvalAtriz
Marc BermanAtor
Martine ChauvinAtriz
Michel TotyAtor
Michel van SpeybroeckAtor
Monica ScattiniAtriz
Nani NoëlAtor
Olivie LoiseauAtor
Raymonde HeudelineAtor
Régis BouquetAtor
Rossana di LorenzoAtriz
Local de Produção:
França - Europa
Data de Produção: Data de Lançamento:
1983 -
Suporte/Formato:
DVD
Sistema: Cromia:
- Cor
Áudio: Produção:
- Estrangeiro
Idioma: Classificação:
ItalianoOriginal
PortuguêsLegenda
Duração
0h 107min 0s

Sinopse/Descrição:

Acervo Christian Petermann


1983, num grande salão de baile, construído nos anos 30, as mulheres são as primeiras a chegar, uma após outra: elas são desde uma quarentona clássica, com seu coque e seu tailleur preto bem cintado, à loura carnuda que faz como se tivesse sempre 20 anos... Em seguida, entram os homens que se dirigem ao Bar. Entre eles, encontram-se um indivíduo cheio de tiques e que não para de chupar bombons, um outro de idade madura mas sempre bem disposto, um homem tímido de ar amedrontado.


Enquanto dançam ao longo do salão, homens e mulheres se recordam do passado, com os bailarinos mudando de personagem à medida que o filme viaja no tempo, repassando a história da França dos anos 30 aos anos 80.


Assim, em 1936, surge a Frente Popular dando força à classe trabalhadora; em seguida, é retratado o período de ocupação nazista, durante a Segunda Guerra Mundial; em 1944, quando Paris é libertada pelas forças aliadas, um oficial alemão e um colaborador são repelidos, enquanto um membro da Resistência é recebido como herói, ao mesmo tempo em que explode a música americana, no estilo Glenn Miller; em 1946, soldados americanos trazem meias de seda e o jazz; em 1956, chega o rock' n' roll; em 1968, estudantes radicais tomam conta do abandonado salão de baile; em 1983, é a vez da música 'discô'. O baile termina melancolicamente.


Gênero:
Musical
Descritores:
cinema francês; dança; história