O cinema de Orson Welles: O processo; A dama de Shanghai; Verdades e mentiras; Grilhões do passado; Soberba; È tudo Verdade / direção de Orson Welles.


Vídeo





O acervo do MIS está disponível apenas para consulta local gratuita. O usuário é o único e exclusivo responsável pelo respeito aos direitos autorais, personalíssimos e conexos das obras pesquisadas. É vedada a reprodução de obras originais ou cópias, no todo ou em parte, de qualquer forma e para qualquer finalidade, em conformidade com a Lei 9.610 de 19.02.1998


Para reprodução de qualquer obra, original ou cópia, em quaisquer meios e mídias e para quaisquer fins, e para solicitação de empréstimos, o interessado deverá seguir os procedimentos estabelecidos pela Política de Acervo do Museu. Para informações sobre empréstimo, reprodução e demais usos, entre em contato com a equipe do CEMIS através do Fale Conosco.



--Título:
O cinema de Orson Welles: O processo; A dama de Shanghai; Verdades e mentiras; Grilhões do passado; Soberba; È tudo Verdade / direção de Orson Welles.
Número do Item: Número de Registro:
- VB00817 "CP"
Uso e acesso:
Consulta local sem agendamento
Autoridades: Classificação:
Orson WellesDireção
Anthony Perkins
Romy Schneider
Jeanne Moreau
Rita Hayworth
Everett Sloane
Oja Kodar
François Reichenbach
Peter Van Eyck
Michael Redgrave
Tim Holt
Joseph Cotten
Agnes Moorehead
Anne Baxter
Local de Produção:
Estados Unidos da América
Suporte/Formato:
DVD
Sistema: Cromia:
- Cor
Áudio: Produção:
- Estrangeiro
Idioma: Classificação:
InglêsOriginal
PortuguêsLegenda

Sinopse/Descrição:

O Processo-1962,119min CD1


Joseph K. (Anthony Perkins) é um homem reservado, que vive na pensão da senhora Grubach (Madeleine Robinson) e se dá bem com todos os demais moradores do local. Um dia ele é acordado por um inspetor de polícia (Arnoldo Foà), que lhe informa que está preso mas não o leva sob custódia. Durante o processo Joseph segue com suas atividades normais, tendo apenas que ficar à disposição das autoridades a qualquer hora do dia. Incomodado por não saber do que está sendo acusado, ele decide investigar em busca de uma resposta.


A Dama de Shanghai-1948,87min CD1


Michael O'Hara (Orson Welles) é um marinheiro que vê a bela Elsa Bannister (Rita Hayworth) passeando de charrete no parque. Ele a ajuda quando ela é assaltada por três homens, levando-a até seu carro. No dia seguinte Michael recebe a visita de Arthur Bannister (Everet Sloane), marido de Elsa e um advogado criminalista consagrado, que deseja que ele trabalhe em seu iate durante uma viagem que o casal fará. Inicialmente relutante, Michael aceita o trabalho devido à atração que sente por Elsa. Na viagem também está George Grisby (Glenn Anders), sócio de Arthur, que oferece a Michael US$ 5 mil caso ele o mate.


Verdades e Mentiras-1973,88min CD2


Abordando as verdades e mentiras de diversos tipos de arte, nesse documentário livre, Orson Welles aborda Elmyr de Hory, um perito em falsificar pinturas famosas e Clifford Irving, escritor da fraudulenta biografia de Howard Hughes, considerada uma das maiores falsificações da década de 70.


Grilhões do Passado-1955,98min CD2


Reclamando de amnésia, o milionário Arkadin contrata o quase detetive Guy Von Straten para investigar seu passado. Quando a procura de Straten por todo mundo revela a sórdida origem da fortuna de Arkadin, testemunhas começam a morrer. Obra menos conhecida do gênio criador de ''Cidadão Kane''


Soberba-1942,88min CD3


Indianápolis, final do século XIX. A família Amberson se revela relutante em acompanhar as transformações que a rodeiam. Uma mulher desperdiça sua vida ao deixar de se casar com sua grande paixão por dois motivos: o primeiro foi em razão de uma serenata na qual houve um pequeno acidente, que fez com que ela se sentisse ridícula e acabasse se casando com um homem que não amava. O segundo foi a interferência do único filho na vida da mãe. Quando este homem, agora viúvo assim como ela, tenta se reaproximar, o filho por pura estupidez bate a porta na sua cara.


È tudo Verdade-1942/93,85Min CD3


O documentário trata sobre a terça parte de uma obra não finalizada de Orson Welles. Em 1985, o diretor da Paramount encontrou um terço do longa inacabado "It's All true" de Orson Welles. A obra retrataria a América do Sul e a parte descoberta era referente ao Brasil, em um episódio que se chamaria "Jangadeiros".


Acervo Christian Petermann


Gênero:
Diversos
Descritores:
cinema americano; coletânea