O jovem tataravô, Os óculos do vovô


Vídeo





O acervo do MIS está disponível apenas para consulta local gratuita. O usuário é o único e exclusivo responsável pelo respeito aos direitos autorais, personalíssimos e conexos das obras pesquisadas. É vedada a reprodução de obras originais ou cópias, no todo ou em parte, de qualquer forma e para qualquer finalidade, em conformidade com a Lei 9.610 de 19.02.1998


Para reprodução de qualquer obra, original ou cópia, em quaisquer meios e mídias e para quaisquer fins, e para solicitação de empréstimos, o interessado deverá seguir os procedimentos estabelecidos pela Política de Acervo do Museu. Para informações sobre empréstimo, reprodução e demais usos, entre em contato com a equipe do CEMIS através do Fale Conosco.



--Título:
O jovem tataravô, Os óculos do vovô
Número do Item: Número de Registro:
- VB00364
Uso e acesso:
Consulta local sem agendamento
Autoridades: Classificação:
Luiz de BarrosDireção
Francisco SantosDireção
Companhia Distribuidora:
Programadora Brasil
Suporte/Formato:
DVD
Sistema: Cromia:
- PB
Áudio: Produção:
- Nacional
Idioma: Classificação:
Português

Sinopse/Descrição:

Este programa reúne duas comédias dos primórdios do cinema brasileiro. Realizado em Pelotas(RS) pelo ator e diretor português de teatro Francisco Santos, o curta "Os óculos do vovô" narra as travessuras de um meninon que pinta de preto os óculos do seu avô. Pesquisas indicam que o filme teria originalmente 15 minutos de duração. Aqui apresentamos os fragmentos remanescentes desta que é a mais antiga ficção brasileira preservada."O jovem tataravô" é uma produção da Cinédia e do pioneiro Adhemar Gonzaga que se construiu em um exemplo representativo da produção clássica da cinematografia nacional. Baseado na peça "O tataravô" de Gilberto de Andrade, a obra conta com roteiro de Luiz de Barros, fotografia de Edgar Brasil, sim de Afrodísio de Castro e montagem de Ruy costa. No elenco, Darcy Cazarré, Marcel Klass, Carlos Frias e Dulce Weytingh interpretam a história do tataravô falecido no século 19 que é trazido de volta à vida e se revela um grande conquistador.


Gênero:
Comédia
Descritores:
cinema brasileiro