Noel Nutels


Filme





O acervo do MIS está disponível apenas para consulta local gratuita. O usuário é o único e exclusivo responsável pelo respeito aos direitos autorais, personalíssimos e conexos das obras pesquisadas. É vedada a reprodução de obras originais ou cópias, no todo ou em parte, de qualquer forma e para qualquer finalidade, em conformidade com a Lei 9.610 de 19.02.1998


Para reprodução de qualquer obra, original ou cópia, em quaisquer meios e mídias e para quaisquer fins, e para solicitação de empréstimos, o interessado deverá seguir os procedimentos estabelecidos pela Política de Acervo do Museu. Para informações sobre empréstimo, reprodução e demais usos, entre em contato com a equipe do CEMIS através do Fale Conosco.




Título:
Noel Nutels
Número de Item: Número de Registro:
00810DPV00145FM FM00283-16A(1)
Uso e acesso:
Consulta local com agendamento
Coleção:
00810DPV - Depósitos Variados
Companhia Produtora:
Lenter Filmes; Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Autoridades: Classificação:
Marcos AltbergDireção
Marcos AltbergProdução
Carlos BrajsblatMontagem
Walter GoulartDireção de som
Helber RangelDireção de som
Pedro FarkasDireção de som
Álvaro FreireElenco
Bitola: Cromia:
16 mm Cor
Produção:
Nacional
Idioma: Classificação:
PortuguêsOriginal
Metragem total - Tipo: Duração:
Média-Metragem 0h 30min 0s

Sinopse/Descrição:

Documentário sobre a vida de Noel Nutels, nascido na URSS, profundo conhecedor da cultura indígena brasileira, falecido em 1973. Radicado no Brasil desde os 8 anos de idade, Noel Nutels especializou-se em Medicina Sanitária e dedicou-se desde 1940 a pesquisas sobre malária, tuberculose e lepra nas comunidades indígenas brasileiras. Filmes de época mostram a expedição Roncador-Xingu, as primeiras demarcações feitas por Rondon em 1910 e as incursões do Serviço de Unidades Sanitárias aéreas criadas por Noel em 1956, para atender aos índios e às populações mais isoladas. Junto com Cláudio e Orlando Villas-Boas e Darcy Ribeiro, Noel Nutels lutou pela criação do Parque Nacional do Xingu, que se efetivou em 1961. O filme conta com depoimentos de Orlando Villas-Boas, de índios de diversas tribos enfocando o trabalho de Noel Nutels como sanitarista e defensor dos direitos indígenas nos conflitos de terras com fazendeiros, grileiros e empresas.


Gênero:
Documentário
Descritores:
índio; expedição; saúde
Descritores Geográficos:
Parque Indígena do Xingú - Mato Grosso - Brasil
Descritores Onomásticos:
Orlando Villas-Bôas; Cláudio Villas-Bôas ; Darcy Ribeiro; Noel Nutels