Helena Meirelles- A dama da viola, Pobre é quem não tem jipe


Vídeo





O acervo do MIS está disponível apenas para consulta local gratuita. O usuário é o único e exclusivo responsável pelo respeito aos direitos autorais, personalíssimos e conexos das obras pesquisadas. É vedada a reprodução de obras originais ou cópias, no todo ou em parte, de qualquer forma e para qualquer finalidade, em conformidade com a Lei 9.610 de 19.02.1998


Para reprodução de qualquer obra, original ou cópia, em quaisquer meios e mídias e para quaisquer fins, e para solicitação de empréstimos, o interessado deverá seguir os procedimentos estabelecidos pela Política de Acervo do Museu. Para informações sobre empréstimo, reprodução e demais usos, entre em contato com a equipe do CEMIS através do Fale Conosco.



--Título:
Helena Meirelles- A dama da viola, Pobre é quem não tem jipe
Número do Item: Número de Registro:
- VB00393
Uso e acesso:
Consulta local sem agendamento
Autoridades: Classificação:
Francisco de PaulaDireção
Amauri TangaráDireção
Companhia Distribuidora:
Programadora Brasil
Suporte/Formato:
DVD
Sistema: Cromia:
- Cor
Áudio: Produção:
- Nacional
Idioma: Classificação:
PortuguêsOriginal

Sinopse/Descrição:

Mais que contar as histórias de um menino sonhador e de uma violeira muito "braba",esses dois filmes propõem uma imersão no universo do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, área do Brasil pouco visitado pelo cinema. O curta-metragem Pobre é quem não tem jipe, prêmio revelação no Festival de Brasília, explora o bucóico do ambiente em contraste com as diferenças sociais.Já o longa-metragem Helena Meirelles- A dama da viola retrata o rústico cenário que deu vida e personalidade a uma das maiores instrumentalistas da música brasileira. Em comum, ainda, o som da viola caipira, expressão musical de uma brasilidade profunda, mesclada com sonoridades vindas das tribos indígenas e dos vizinhos paraguaios. Ao memso tempo áspera e doce, a viola embala os dois filmes num manto caloroso, que cheira a mato fresco e é capaz de nos fazer sonhar.


Gênero:
Documentário; Ficção
Descritores:
cinema brasileiro; longa metragem; curta metragem; social; infância
Descritores Geograficos:
Mato Grosso do Sul - Brasil