Kappa


Vídeo





O acervo do MIS está disponível apenas para consulta local gratuita. O usuário é o único e exclusivo responsável pelo respeito aos direitos autorais, personalíssimos e conexos das obras pesquisadas. É vedada a reprodução de obras originais ou cópias, no todo ou em parte, de qualquer forma e para qualquer finalidade, em conformidade com a Lei 9.610 de 19.02.1998


Para reprodução de qualquer obra, original ou cópia, em quaisquer meios e mídias e para quaisquer fins, e para solicitação de empréstimos, o interessado deverá seguir os procedimentos estabelecidos pela Política de Acervo do Museu. Para informações sobre empréstimo, reprodução e demais usos, entre em contato com a equipe do CEMIS através do Fale Conosco.



--Título:
Kappa
Número do Item: Número de Registro:
00529FCC00042VD -
Uso e acesso:
Consulta local sem agendamento
Coleção:
00529FCC - Ficção
Autoridades: Classificação:
Bruce Yonemoto..Direção
Norman YonemotoDireção
Bruce Yonemoto..Produção
Norman YonemotoProdução
Mary Woronov
Keye Luke
Edward Ruscha
Data de Produção: Data de Lançamento:
1986 -
Suporte/Formato:
DVD Cópia
Sistema: Cromia:
- Cor
Duração
0h 26min 11s

Sinopse/Descrição:

Documentário dedicado à KAPPA - Deus das águas frescas no Japão. Kappa é uma obra original, ousada e provocativa. Desconstruir o mito de Édipo, no âmbito de uma história folclórica japonesa antiga, O ofício dos Yonemotos num discurso altamente carregado de perda e desejo. Citando Buñuel, Freud, a mídia pop e arte, eles colocam a simbologia da teoria psicossexual ocidental analítica em um contexto transcultural, justapondo os mitos de Édipo e Kappa, em um conluio delirante de forma e conteúdo. O Kappa, é jogado com intensidade estranha pelo artista Mike Kelley, a atriz Mary Woronov joga Jocasta como uma vampira de um filme de exploração Hollywoodiano. Mergulhada em perversões e anseios violentos, tanto as lendas de Kappa e Édipo são apresentados na altamente estilizada, propositadamente "degradadas" formas, reflectindo a sua mídia de exploração contextos culturais. Neste ensaio irônico mas estranhamente pungente de compulsão psicossexual e catarse, o Yonemotos demonstram que, mesmo em formas degradantes, arquétipos culturais têm o poder de mover e manipular.


Gênero:
Docudrama
Descritores:
documentário; ficção; mitologia japonesa; sedução; água
Descritores Geograficos:
Japão - Ásia